Apresentação

 
 
 
A ciência e a inovação são essenciais para encontrar soluções para os desafios urgentes que a sociedade contemporânea enfrenta. Mas, para que tal aconteça de forma relevante e efetiva, é fundamental ir ao encontro das necessidades, valores e aspirações dos/as cidadãos/ãs.

Neste sentido, a ciência cidadã constitui uma ferramenta poderosa para democratizar e construir confiança na ciência, impulsionando a abertura do sistema de investigação e inovação à participação e ao pensamento coletivo da sociedade, ao mesmo tempo que potencia o interesse e envolvimento dos/as cidadãos/ãs na ciência.

O Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2021 (ENCC 2021) pretende, por isso mesmo:


Construir pontes para uma ciência participada.


O ENCC 2021 terá como foco a partilha e a discussão de desafios e boas práticas que levem a um envolvimento mais efetivo dos/as cidadãos/ãs, das empresas, da indústria, dos/as decisores/as políticos/as e do sector público, nos processos de investigação e inovação, através da ciência cidadã.

Ao mesmo tempo, pretende-se fortalecer a Rede Portuguesa de Ciência Cidadã - CC.pt, não só dando continuidade às iniciativas existentes, mas acima de tudo, promovendo a participação de mais profissionais e demais interessados na área da ciência cidadã. Por outro lado, visamos a construção de uma comunidade mais forte e coesa, que impulsione e apoie o envolvimento dos/as cidadãos/ãs na construção de conhecimento científico, desde as ciências naturais, às ciências sociais, humanidades e artes.

Embora, no contexto nacional, seja ainda um conceito relativamente recente para muitos, a ciência cidadã tem vindo a afirmar-se como uma área em crescente expansão, tanto na academia como na sociedade civil, em diversas áreas do conhecimento. Este maior reconhecimento e visibilidade tem levado à formulação de novas políticas públicas e à disponibilização de financiamento internacional. Deste modo torna-se fundamental continuar a reflexão sobre as práticas e princípios que regem a participação dos cidadãos em processos de investigação científica em Portugal. 

O ENCC 2021 mantém a premissa de promover a divulgação de projetos em curso e a reflexão acerca das práticas, desafios e futuro da ciência cidadã. O encontro pretende reunir tanto cientistas como cidadãos/ãs cientistas, que desenvolvam ou participem em projetos e iniciativas que considerem pertinentes neste contexto, bem como todos os interessados em saber mais sobre esta temática. 


Formato presencial mas descentralizado

Após mais de um ano de pandemia, em que as conferências e as atividades online passaram a fazer parte do nosso quotidiano, permitindo, por um lado um acesso mais alargado, mas deixando sempre a vontade do contacto mais direto, humano e informal das atividades presenciais, propomos para o ENCC 2021 um formato presencial descentralizado, em colaboração com as bibliotecas públicas e universitárias.

Sendo as bibliotecas públicas espaços centrais nas nossas comunidades, com um papel privilegiado na promoção do exercício da cidadania, no cruzamento de diferentes áreas do conhecimento e da formação ao longo da vida a vida, acreditamos que constituem os espaços ideais para colocar em prática o tema deste ano do Encontro - Construir pontes para uma ciência participada.


Assim, a edição desde ano do ENCC terá um formato diferente.

Será um encontro presencial* e a decorrer simultaneamente em diversas bibliotecas - públicas e universitárias - pelo país (incluindo nas ilhas), com transmissão online a partir de cada biblioteca anfitriã para os restantes espaços que acolhem o evento.

Através deste formato descentralizado, esperamos proporcionar um diálogo mais alargado e, ao mesmo tempo, promover o contacto direto dentro de grupos mais pequenos.

* Nas seguintes situações excepcionais, a participação no ENCC 2021 poderá acontecer em formato online:
1) caso o/a participante não tenha qualquer possibilidade de se deslocar a nenhum dos locais do Encontro (e.g. resida fora de Portugal);
2) caso a lotação esgote na biblioteca escolhida e não possa deslocar-se a outro dos espaços disponíveis.


Espaços onde vai acontecer o ENCC 2021


  

Programa

Oradores Convidados

 


Programa Preliminar

 

 


Comissão de Revisão do Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2021 

A composição da Comissão de Revisão do ENCC 2021 resultou de um convite a todos os elementos dos seguintes grupos:

- Comissões de Organização do ENCC 2019 e do ENCC 2021;

- Comissão de Revisão do ENCC 2019;

- Autores/as que apresentaram trabalhos no ENCC 2019.


Alexandra Araújo

Movimento Azul

Ana Delicado

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Ana dos Santos Carvalho

Centro de Neurociências de Coimbra, Universidade de Coimbra

Ana Rita Álvaro

Centro de Neurociências de Coimbra, Universidade de Coimbra

Antónia Correia

Universidade do Minho

António Gouveia

Centre for Functional Ecology, Universidade de Coimbra

Brígida Riso

Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE-IUL

Catarina Seabra

Centro de Neurociências de Coimbra, Universidade de Coimbra

Cristina Canhoto

Centre for Functional Ecology, Universidade de Coimbra

Cristina Luís

CIUHCT, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Diana Boaventura

Escola Superior de Educação João de Deus

Heitor Alvelos

ID+/ Universidade do Porto

Helena Freitas

Centre for Functional Ecology, Universidade de Coimbra

Ilídio André Costa

Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Inês Navalhas

CIUHCT, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Isabel Pessôa-Lopes

Fórum Espacial

Joana Lobo Antunes

Instituto Superior Técnico

Maria Vicente

Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, Universidade de Leiden

Maria Fernanda Rollo

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa

Patrícia Tiago

Biodiversity4All - Associação Biodiversidade para Todos; cE3c, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Paulo Mota

Universidade de Coimbra, CIBIO

Pedro Russo

Universidade de Leiden

Ricardo Mexia

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

Rita Campos

Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra

Rui Ferreira

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability, Instituto Superior Técnico

Vânia Carlos

Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro (CIDTFF)

Vera L. Nunes

cE3c, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


Datas Importantes


Submissão de propostas:
Período de submissão de propostas ENCERRADO
 
Comunicação da seleção de propostas:
25 de outubro de 2021

Inscrições no ENCC 2021:
28 de setembro a 14 de novembro de 2021
Formulário de inscrições: aqui
 
 
ENCC 2021:
25 e 26 de novembro

Tipos de Comunicação

Período de submissão de propostas encerrado.


Convidamos cientistas, coordenadores/promotores de projetos de ciência cidadã, cidadãos/ãs cientistas e todos/as os/as interessados/as em participar ou desenvolver atividades científicas que juntem a academia e a sociedade a submeterem as suas propostas para o ENCC 2021 nos seguintes formatos:


Apresentações Orais

Curtas - 3 min

Destinam-se à apresentação de projetos de ciência cidadã numa fase inicial de desenvolvimento/implementação, bem como de ideias para futuros projetos. Através da partilha de ideias e experiências e da criação e fortalecimento de colaborações, estas sessões pretendem ampliar o impacto de projetos recentes e estimular a concretização de projetos novos.

Estas apresentações serão organizadas em blocos pela Comissão Organizadora do ENCC 2021 em sessões interativas de diálogo.


Longas - 10 min

Destinam-se à apresentação e discussão de boas práticas em ciência cidadã, tendo como ponto de partida a apresentação de projetos de ciência cidadã com impacto demonstrado, estratégias de integração de práticas de ciência cidadã a nível institucional, trabalhos de investigação em ciência cidadã.

Estas apresentações serão organizadas em blocos pela Comissão Organizadora do ENCC 2021. No final de cada bloco haverá uma sessão de discussão aberta e interativa com os participantes.


Pares - 15 min

Destinam-se à apresentação e discussão de estratégias de envolvimento da sociedade civil, empresas e indústria, decisores políticos e setor público em projetos de ciência cidadã. As propostas desta categoria terão obrigatoriamente que ser submetidas e apresentadas por uma dupla de autores/as constituída por um/a coordenador/a ou promotor/a do projeto e por um/a cidadão/ã cientista.

Estas apresentações serão organizadas em blocos pela Comissão Organizadora do ENCC 2021. No final de cada bloco haverá uma sessão de discussão aberta e interativa com os participantes.


Discussão ou Oficina/Workshop

Para irmos ao encontro dos interesses dos vários públicos existentes na área da ciência cidadã e ainda promover a troca de conhecimento e experiência entre os/as participantes do ENCC 2021, convidamos à submissão de propostas para dinamização de momentos de discussão ou de oficinas/workshops.


Discussão - 90 minutos

Serão valorizadas propostas focadas em temas transversais e que não se foquem em projetos específicos e que tenham potencial interesse para a gama ampla de participantes no ENCC 2021 (investigadores/as, sociedade em geral, ONGs, profissionais de empresas, indústria e setor público, decisores/as políticos/as). O/A proponente terá que especificar o tema/problemática em discussão e a sua relevância no âmbito da ciência cidadã, indicar o formato (e.g. sessão inversa, fishbowl, world cafe, mesa redonda) e identificar o/a moderador/a e os/as oradores/as (até 3). Por forma a aumentar a diversidade na discussão, a organização do ENCC 2021 poderá propor elementos adicionais para o painel de discussão (até um máximo de 5 elementos por painel).


Oficina/Workshop - 90 minutos

Serão valorizadas propostas de interesse transversal para a gama ampla de participantes no ENCC 2021 (investigadores/as, sociedade em geral, ONGs, profissionais de empresas, indústria e setor público, decisores/as políticos/as). O/A proponente terá que especificar o tema/problemática que irá ser trabalhado e a sua relevância no âmbito da ciência cidadã, indicar o formato (e.g. sessão de formação, laboratório de participação e co-criação), número máximo de participantes e identificar a/as pessoa/as que irão facilitar a oficina.


Regras para submissão de propostas:

Todas as propostas, para qualquer uma das categorias, deverão incluir os seguintes elementos:

 - Título

 - Identificação do/a autor/a (ou autores/as no caso da categoria "Pares") que vai apresentar o trabalho ou moderar a discussão/oficina/workshop (no caso da "Discussão", a moderação deverá ser individual e na categoria "Oficina/Workshop" poderá haver mais do que um/a moderador/a.).

 - Identificação de todos/as os/as autores/as da proposta

 - Resumo de 300 palavras


No caso da categoria "Discussão e Oficina/Workshop":

 - Formato (e.g. sessão inversa, fishbowl, world cafe, mesa redonda, sessão de formação, laboratório de participação e co-criação)

- Adicionalmente: 

Nota: a organização do ENCC 2021 poderá propor elementos adicionais para o painel de discussão (até um máximo de 5 elementos por painel).


Critérios

As propostas serão analisadas com base nos seguintes critérios:

- A proposta enquadra-se no contexto de ciência cidadã. Ver 10 Princípios da Ciência Cidadã (https://bit.ly/ECSA10PCS) e ECSA´s Characteristics of Citizen Science (https://bit.ly/ECSACCS)

- Sempre que aplicável, o resumo deverá incluir ou prever a identificação do problema, a definição da metodologia, resultados e avaliação

- A proposta deverá ser apelativa para a gama ampla de participantes no Encontro (investigadores, sociedade em geral, ONGs, profissionais de empresas, indústria e setor público, decisores políticos)

- O título deverá ser claro, preciso e descritivo do resumo

- A comunicação deverá ser clara, objetiva e estruturada

- O resumo não deverá conter erros ortográficos e gramaticais


Inscrição no Encontro

 

A inscrição é gratuita mas obrigatória.

Inscrições de 28 de setembro a 14 de novembro.

Formulário de inscrição: aqui




Equipa

 

Alexandra Araújo

Movimento Azul

Ana Alves Pereira

Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa

Ana Delicado

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Catarina Azevedo

INOVA+, Universidade do Porto

Cátia Santos

 

Catarina Seabra

CNC - Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra

Cristina Luís

CIUHCT, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Ilídio André Costa

Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Inês Ferreira

CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo

Inês Navalhas

CIUHCT, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Isabel Pessôa-Lopes

Fórum Espacial

Margarida Oleiro

Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

Maria Vicente

Plataforma de Ciência Aberta, Município de Figueira de Castelo Rodrigo - Universidade de Leiden

Maria Inês Silva

Associação Cerciência - Ciência em Rede

Maria Inês Veríssimo

Plataforma de Ciência Aberta, Município de Figueira de Castelo Rodrigo - Universidade de Leiden

Paulo Gama Mota

Universidade de Coimbra | CIBIO

Patrícia Oliveira

Observatório Político

Patrícia Tiago

Biodiversity4All - Associação Biodiversidade para Todos; cE3c, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Raquel Gomes

Instituto Gulbenkian de Ciência, Fundação Calouste Gulbenkian

Rita Campos

Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra

Susana Medina

Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto

Vânia Carlos

Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro (CIDTFF)

 
 
Design e website
 

Aneta Margraf-Druc

Universidade de Leiden; Science Now

Manuel Faustino

Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica


Contacte-nos