Wellbeing Blitz
A prevalência de pré-obesidade e de obesidade entre crianças e adolescentes dos 5 aos 19 anos aumentou drasticamente de 8% em 1990 para 20% em 2022 (19% raparigas e 21% rapazes). Em Portugal, estes números são também alarmantes, onde: em crianças com idade inferior a 10 anos (exclusive), 17.3% têm pré-obesidade e 7.7% obesidade; e em crianças/adolescentes entre os 10 e os 17 anos (inclusive), 23.6% apresentam pré-obesdidade e 8.7% obsesidade.
A adolescência é uma fase da vida crítica para o desenvolvimento de comportamentos alimentares, nomeadamente por ser o período em que muitas capacidades de autorregulação são adquiridas e desenvolvidas, e em que o indivíduo se torna mais responsável por parte das suas escolhas.
O projeto WellBeing Blitz (WB Blitz) pretende, por isso, contribuir para o estabelecimento de ambientes alimentares que promovam comportamentos saudáveis e sustentáveis, designadamente em adolescentes/jovens adultos.
O WB Blitz utiliza uma abordagem de ciência cidadã, onde os jovens contribuem de forma ativa para a fase de investigação do projeto. Mais especificamente, analisam o grau de alinhamento dos estabelecimentos alimentares que os rodeiam com a Dieta Mediterrânica e, ao mesmo tempo, avaliam os seus próprios padrões de consumo alimentar - o que comem, onde comem e porquê.
O WB Blitz está a ser implementado em quatro concelhos portugueses com diferentes perfis geográficos e socioeconómicos - Figueira de Castelo Rodrigo, Covilhã, Viseu e Sintra.
O WB Blitz está a ser desenvolvido por um consórcio multidisciplinar que envolve três Municípios - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, Covilhã, Sintra, e quatro instituições académicas - Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Objetivos
O projeto WellBeing Blitz (WB Blitz) tem como objetivos:
- contribuir para o estabelecimento de ambientes alimentares que promovam comportamentos saudáveis e sustentáveis, designadamente em adolescentes/jovens adultos
- posicionar os adolescentes e jovens adultos enquanto agentes ativos do processo de investigação