
O que é a Rede Portuguesa de Ciência Cidadã?
A Rede Portuguesa de Ciência Cidadã é uma rede de âmbito nacional que procura reunir as comunidades envolvidas em iniciativas e projetos de ciência cidadã em Portugal e promover o envolvimento dos diferentes agentes sociais (comunidade académica e científica, setor empresarial, terceiro setor, sociedade civil) na construção colaborativa do conhecimento.
Constitui um espaço de partilha e diálogo entre diversas entidades, projetos e pessoas que trabalham nos domínios da ciência cidadã, promovendo o conhecimento e as boas práticas nesta área.
Reúne num único ponto de acesso projetos e ações de ciência cidadã e de ciência participativa desenvolvidos em Portugal e tem como principal objetivo o apoio, a valorização e a promoção de experiências, práticas e atividades de ciência cidadã.
A Rede Portuguesa de Ciência Cidadã surge na sequência dos Encontros Nacionais de Ciência Cidadã promovidos em 2017, 2019, 2021 e 2023, nos quais se identificou a necessidade de criar uma estrutura aberta para o debate, a reflexão e a disseminação das práticas de ciência cidadã em Portugal.
A Rede Portuguesa de Ciência Cidadã funciona de forma aberta e está organizada em grupos de trabalho que se irão formando de acordo com as necessidades identificadas pela comunidade envolvida.
A principal missão da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã é a de promover o crescimento e o conhecimento da ciência cidadã em Portugal, contribuindo para aumentar o envolvimento da sociedade nos processos científicos. Pretende-se ainda juntar a comunidade que já utiliza este tipo de práticas, promovendo, apoiando e divulgando iniciativas de ciência cidadã. Desta forma, espera-se contribuir para a implementação da ciência cidadã em Portugal como um mecanismo para tornar a ciência mais aberta e inclusiva.
Organização da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã
Após vários anos a funcionar enquanto rede informal a Rede Portuguesa de Ciência Cidadã constitui-se enquanto associação sem fins lucrativos no dia 11 de dezembro de 2023 regendo-se pelos seguintes estatutos. A 16 de Abril de 2024 decorreram as primeiras eleições para os orgãos sociais da rede.
| Presidente | Vice-Presidente | Tesoureira |
![]()
| ![]()
| ![]()
|
| Presidente Mesa da Assembleia Geral | Secretária | Secretária |
![]() | ![]() | ![]() |
| Presidente Conselho Fiscal | Vogal | Vogal |
![]() | ![]() | ![]() |
Para quem é Rede Portuguesa de Ciência Cidadã?
A rede é aberta a todos quantos estejam interessados na ciência cidadã – a visão para a plataforma é a de encorajar a democratização da ciência promovendo o conhecimento e as boas práticas nesta área. Reúne num único ponto de acesso projetos e iniciativas de ciência cidadã e ciência participativa desenvolvidos em Portugal e tem como principal objetivo o apoio, a valorização e a promoção de experiências, práticas e atividades de ciência cidadã..
Espera-se que a plataforma RPCC.pt constitua um centro de referência em Portugal para todos os que estejam a iniciar ou a desenvolver um projeto de ciência cidadã (profissionais, investigadores, educadores, comunidade e cidadãos), para os que apoiem o desenvolvimento de projetos de ciência cidadã (decisores políticos e financiadores), e para qualquer pessoa interessada nos resultados e impacto da ciência cidadã (decisores, média e a sociedade como um todo).
A Rede Portuguesa de Ciência Cidadã, através do seu portal, pretende reunir e disponibilizar informação sobre os projetos de ciência cidadã em curso em Portugal, incluindo informação sobre as entidades ou cidadãos responsáveis por cada projeto. Para participar num projeto deverá contactar diretamente os seus responsáveis.
Plano de Ação para a Rede Portuguesa de Ciência Cidadã (2024-2027)
O plano de ação proposto para este triénio pretende consolidar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal na área da ciência cidadã com o intuito de aumentar o conhecimento sobre esta prática, melhorar as práticas implementadas e fomentar o diálogo entre todos/as os/as interessados/as. Estamos numa fase em que é preciso Envolver! Este plano de ação pretende assim ser uma porta aberta à participação de todos/as quantos/as queiram não só estar envolvidos/as como propor melhorias, dar contributos e propiciar o alargamento de ações.
1. Promover um maior conhecimento sobre o que é a ciência cidadã e maior envolvimento da sociedade na ciência através desta prática
Consideramos que, apesar de ser uma prática com longa história em Portugal, a ciência cidadã não é uma prática científica conhecida da maioria da sociedade. Nesse sentido, pretendemos:
○ Desenvolver campanhas de sensibilização pública sobre os princípios e práticas da ciência cidadã, utilizando uma variedade de meios de comunicação, incluindo redes sociais, eventos presenciais, materiais educativos e a plataforma online.
○ Criar e facilitar oportunidades para que cidadãos/ãs de todas as idades e origens participem ativamente em projetos de ciência cidadã, oferecendo formação e recursos necessários.
2. Apoiar e fortalecer a comunidade portuguesa de ciência cidadã
Queremos contribuir para o estabelecimento de uma comunidade em ciência cidadã diversa, inclusiva, conectada e colaborativa e que garanta a representatividade dos diferentes atores societais: sociedade civil, academia, empresas, organismos públicos.
Propomos:
○ Promover a partilha e o intercâmbio de conhecimento, experiências e trabalho entre os diversos elementos da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã através da organização de webinars, workshops e continuar a organizar o Encontro Nacional de Ciência Cidadã.
○ Apoiar a formação e o desenvolvimento de competências na área da ciência cidadã, através da organização de oficinas de formação, Escolas de Verão/Inverno, cujos temas serão baseados num levantamento de necessidades junto dos/as associados/as da Rede.
○ Implementar a plataforma de ciência cidadã, nomeadamente através da finalização do desenvolvimento e do lançamento da plataforma online, proporcionando um ambiente centrado no registo de projetos, procura de recursos e fornecimento de informação, garantindo que a plataforma é acessível, intuitiva e segura para todos/as.
○ Incentivar a criação de grupos de trabalho e a sua manutenção, conforme indicado mais abaixo, dedicados a áreas específicas da ciência cidadã e promover nesses grupos de trabalho a identificação de desafios e o desenvolvimento de soluções inovadoras.
3. Sensibilizar os diversos atores para a importância da Ciência Cidadã
Promover a integração da ciência cidadã na agenda de diversos atores, tais como organismos do estado, entidades regionais (CCDRs, CIMs), instituições financiadoras da ciência, partidos políticos, academia, ONGs, etc.. Para isso propomos:
○ Organizar workshops, conferências e mesas-redondas envolvendo representantes de organismos estatais, entidades regionais, instituições académicas, organizações não-governamentais e setor privado para discutir os benefícios da ciência cidadã e identificar oportunidades de colaboração.
○ Advogar junto dos organismos do Estado, entidades regionais e instituições financiadoras da ciência a criação de linhas dedicadas de financiamento para a dinamização de iniciativas de ciência cidadã, destacando o papel desta prática na promoção da participação pública na tomada de decisões e no avanço da investigação científica.
4. Estabelecer parcerias estratégicas
Em qualquer Associação, as parcerias assumem uma importante função, não só pela troca e partilha de experiências com instituições e associações congéneres, como pela existência de objetivos conjuntos. Pretendemos:
○ Colaborar com outras redes de ciência cidadã a nível nacional e internacional para partilhar melhores práticas, recursos e experiências.
○ Estabelecer parcerias com empresas, fundações e outras organizações para apoio financeiro, tecnológico e logístico de projetos de ciência cidadã.








