Grupos de Trabalho da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã
A Rede Portuguesa de Ciência Cidadã, através do seu portal, pretende reunir e disponibilizar informação sobre os projetos de ciência cidadã em curso em Portugal, incluindo informação sobre as entidades ou cidadãos responsáveis por cada projeto. Para participar num projeto deverá contactar diretamente os seus responsáveis.
Acreditamos que grande parte da sustentabilidade da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã estará assegurada através da ação dos/as seus/suas associados/as que, de uma forma mais estruturada, poderá ser concretizada através de grupos de trabalho.
Se quiser fazer parte de algum destes grupos de trabalho ou criar um novo grupo de trabalho entre em contacto connosco, através do email: redeccpt@gmail.com
EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Responsável: Ilídio Costa
As vantagens de associar a comunicação e a educação das ciências são há muito conhecidas, nomeadamente através de ciência cidadã, ajudando a diminuir o fosso entre investigação científica e educação. Assim, envolver educadores em ciência cidadã é um caminho natural, potenciado pelo “efeito-escola” e “efeito-educador” nos estudantes, mas também na restante comunidade escolar. Como tal, promover uma relação estruturante entre a ciência cidadã, a escola e entidades não formais de educação (como bibliotecas, museus e centros de ciência) é uma das visões deste grupo de trabalho.
ENVOLVIMENTO SOCIETAL E INCLUSIVIDADE
Responsável: Joana Magalhães
O principal objetivo deste grupo de trabalho será a promoção do envolvimento societal e inclusividade na comunidade de ciência cidadã portuguesa. As seguintes linhas de trabalho serão priorizadas pelos membros do mesmo, estando aberto a sugestões e reformulação de prioridades de acordo com as necessidades da comunidade: a) identificação de necessidades da comunidade; b) mapeamento de principais atores, produção científica-prática, projetos no território nacional sobre a temática (e/ou língua portuguesa); c) sinergias e oportunidades de colaboração/formação com grupos de trabalho/projetos internacionais.
ENVOLVIMENTO COM COMUNIDADES E LIGAÇÕES A ENTIDADES LOCAIS
Responsável: Elisabete Brigadeiro
As autarquias podem ter um papel essencial e agregador na promoção da ciência e inovação em Portugal, através de projetos de ciência cidadã. Em parceria com as instituições científicas, os municípios têm a possibilidade de promover o acesso à ciência através de diferentes estratégias, nomeadamente: a) desenvolvimento de projetos inovadores de ciência cidadã em diversas áreas do conhecimento, tendo em conta as necessidades dos munícipes e em parceria com diferentes atores nas comunidades locais (escolas e universidades, empresas, associações de doentes, entre outros); b) promoção do diálogo e incentivo à interação entre a sociedade em geral, decisores políticos e cientistas, através de múltiplas iniciativas; c) realização de eventos e estabelecimento de parcerias em contextos informais. Estas são as linhas orientadoras que irão guiar as ações promovidas por este grupo de trabalho.
REDES E PROJETOS INTERNACIONAIS
Responsável: Katarzyna Pydzińska Azevedo
A ciência cidadã tem um grande potencial para melhorar as interações ciência-sociedade-política e ajudar a enfrentar vários desafios da atualidade. A ciência cidadã oferece benefícios a todas as partes envolvidas e merece uma melhor promoção e presença na nossa sociedade. Existem vários países onde a ciência cidadã é muito mais conhecida do que em Portugal e onde também o enquadramento formal e as condições institucionais facilitam a implementação da ciência cidadã. Neste contexto, as colaborações internacionais podem tornar-se não só uma fonte de inspiração para a Rede Portuguesa de Ciência Cidadã, mas também de apoio ou mesmo de financiamento. O objetivo deste grupo de trabalho será explorar o potencial de diversas redes, projetos, organizações internacionais e oportunidades de financiamento existentes.